ESSA É A PAGINA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE - GRANDE VITÓRIA - facebook -
ACESSE TAMBÉM
WWW.TARIFAZERO.ORG

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Porque o Passe Livre??

Sempre são colocados para o Movimento Passe Livre alguns questionamentos e esse texto vem para tentar responde-los.

1º) O Passe Livre é um direito de TODO estudantes por isso vão às ruas para lutar por ele. Não tememos a repressão do Estado que está nas mãos dos empresários do Espírito Santo, e do Brasil. Pois assim como em todo levante popular o Estado sempre fez o papel de inibidor dos acensos das massas.

2º) Porque é um direito?

Existem várias formas de responder essa pergunta, vamos tentar responder por algumas dessas formas:

Para os legalistas, que acham que tudo deve ser justificado pela lei, o acesso à educação é um direito dos estudantes e um dever do Estado, sendo assim, o acesso à mesma deve ser igualmente garantido, pois não há educação sem que o alune chegue à escola. E sempre lembrando que educação está além de estar dentro da sala de aula! Além disso, está no texto constitucional que o estado deve garantir o transporte dos alunos – pelo menos os de nível fundamental.

Outra explicação vai alem da lei, e da simples aplicação dela. Parte do suposto que o direito de ir e vir – também garantido pela constituição – para todos os cidadãos não ser distinguidos entre os que podem e os que não podem pagar – um exemplo claro é o direito à vida, não é por que alguém tem mais dinheiro que outra pessoa que ela tem mais (ou menos) direito à vida – assim sendo não se pode dar esse tipo de limite à um serviço essencial para sociedade.

Outro ponto importante defendido pelo MPL é que como é um direito o transporte não pode virar mercadoria nas mãos de um pequeno grupo, não só do nosso estado, como também do resto do país.

3º) Porque incluir alunos de escolas particulares?

Essa pergunta tem sido muito recorrente. Como o movimento pensa o transporte como direito e não um benefícios, como querem que acreditemos, TODOS tem esse direito, independente de onde estudem, ou quanto é sua renda familiar. Quando dizem que é injustiça que um aluno cujos pais ganhem 1 salário mínimo ter o mesmo direito de um aluno que os pais ganhem 10 salários, eles estão deixando escapar alguns pontos importantes: como foi dito várias vezes, como o direito a vida, o transporte não pode ser limitado pra quem pode ou não pagar – pois não se trata de uma mercadoria. Outro ponto é de cunho prático: os alunos cujos pais ganham muito, não andam de ônibus.

Outro fato importante para a inclusão da luta do ensino particular é que foram eles que procuraram participar do movimento de forma espontânea. Isso significa que o transporte é um problema que os afeta também. E afeta de tal forma que muitos alunos de particulares estão mais bem dispostos a lutar do que alunos de escolas públicas federais que tenham tradição de luta no Movimento Estudantil, e hoje se gabam disso achando que a luta só se faz de passado.

4º) Organização

Quanto à organizarão do MPL, ela é feita de acordo com a linha geral dos movimentos nacionais. Respeitando os princípios da horizontalidade e do apartidarismo – o que não impede que membros de partidos participem e ajudem construir o movimento, isso é muito importante para a unidade do grupo, pois não estamos nos manifestando quanto partido X ou Y, nem como escolas A e B e sim como ESTUDANTES e participantes do MOVIMENTO PASSE LIVRE.

5º) Reivindicações

O MPL tem como reivindicações:

- O Passe Livre irrestrito para TODOS os estudantes

- A melhoria da qualidade do transporte

- Que o nosso direito não se reverta em pena para o trabalhador (por isso somos contra aumento de passagem, e queremos a sua redução, essa questão é algo inegociável. Não queremos também que o Governo banque o PL pois querendo ou não com isso, continuaremos pagando a passagem, portanto queremos que o lucro abusivo (que é ilegal) das empresas de transporte custeie o nosso direito).

Esses são alguns pontos de reivindicação!

6º) O 1º de Abril.

O Ato dia 1º foi um divisor de águas para o movimento (apesar de ter sido uma faca de dois gumes) ele mostrou pros estudantes que o movimento existe e isso foi ótimo, mas também mostrou pros governantes, empresários, alguns diretores e todos aqueles que não querem ver a sociedade organizada, que nós existimos e não somos tolos de achar que nossos problemas são apenas culpa do governador e isso lhes dá medo, e as pessoas tendem a lutar contra o que têm medo, ou seja, as perspectivas são ótimas por um lado, mas por outro, esperamos também, a perseguição e a criminalização!


Espero que tenha respondido às principais dúvidas teóricas do Movimento Passe Livre que atua na Grande Vitória.

Movimento Passe Livre

Por um transporte público, gratuito, de qualidade e pelo livre direito de ir e vir!

Um comentário:

all disse...

alunos da bolsa SEDU, de curso técnico têm direito ao passe livre?