ESSA É A PAGINA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE - GRANDE VITÓRIA - facebook -
ACESSE TAMBÉM
WWW.TARIFAZERO.ORG

terça-feira, 6 de maio de 2008

PLENÁRIA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE

O discurso de aumento da passagem já não cola mais

O governo Paulo Hartung aprovou recentemente o seu modelo de passe livre. Uma farsa que dá gratuidade apenas nas passagens do Transcol a uma pequena parte dos alunos de Ensino Médio da rede pública federal e estadual, sendo que se limita a duas passagens por dia, com restrição de horários e linhas de ônibus. Essa gratuidade limitada é mais um benefício para alguns do que um direito para todos; mais uma jogada de Paulo Hartung para dizer que está dando Passe Livre aos estudantes e com isso tentar calar o movimento estudantil.
Os empresários do setor de transportes públicos usam a grande mídia para argumentar que se o verdadeiro passe livre estudantil for aprovado o trabalhador é quem pagará a conta. Segundo a presidente da CETURB‐GV, Denise Cadete, o passe livre para todos os estudantes elevaria a tarifa em 6%. O que ela não diz é que somente nesse ano a tarifa do TRANSCOL foi aumentada em 5,56%; e que se a tarifa da passagem de ônibus fosse ajustada na mesma proporção da inflação medida pelo IBGE (de 1994 até 2007) teria que custar R$ 0,92. A lei federal proíbe o aumento da taxa de lucro das empresas, sendo permitido o reajuste apenas para cobrir a elevação dos custos. Por isso o Movimento Passe Livre, junto com você, se põe a lutar contra as concessões, que permitem às empresas a exploração do transporte público, cobrando tarifas abusivas que desrespeitam o usuário e a lei para manter o enorme lucro dos empresários.
Os fatos apresentados são prova de que o passe livre tem viabilidade econômica. O que falta é viabilidade política, que será alcançada por meio de nossa luta. Convidamos você a participar na defesa dessa bandeira histórica dos estudantes brasileiros: o passe livre estudantil.

Venha decidir os rumos do nosso movimento!
Participe da PLENÁRIA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE, dia o8 de maio às 18h no Auditório do CCJE, na UFES.
Por um transporte público de qualidade e para todos!!!

Nenhum comentário: