ESSA É A PAGINA DO MOVIMENTO PASSE LIVRE - GRANDE VITÓRIA - facebook -
ACESSE TAMBÉM
WWW.TARIFAZERO.ORG

terça-feira, 18 de junho de 2013

Não começou em São Paulo e não termina em Brasília

As ondas de protestos pelo mundo atingiu de novo o Brasil. Dessa vez, podemos ver que de uma forma bem mais massiva potencializada principalmente pelas ações do Movimento Passe Livre – São Paulo, junto a outros movimentos sociais. Corte de pista, barricadas e mascaras se tornaram símbolo de um movimento que já existe a anos em muitas cidades brasileiras.

O Espírito Santo, ou mais precisamente a Grande Vitória (mas não só), também se tornou parte do que vem acontecendo pelo mundo. Mobilizações massivas convocadas por redes sociais em busca de direitos e de liberdade. Mobilizações essas que contam com os mais diversos públicos já imaginado tomando as ruas, pelo povo.

Desde 2011 o mundo globalizado e digital troca informações e notícias sobre a queda de governos autoritários e fascistas, primaveras revolucionárias, luta contra neo-nazistas e anti-imigrantistas nacionalistas, em geral, lutas de vários povos não pautadas pela mídia.
Nesse mesmo ano, o Movimento Passe Livre de diversas cidades de novo se organizou, como nunca deixou de fazer, e apoiou as manifestações contra o aumento tarifário feitas com diversos movimentos e pessoas. Teresina e Vitória foram as cidades que mais ouve repressão. Cidades que também foram notícia rápida em telejornais, sem muita explicação do “por que”, apenas exaltando a violência contra a polícia armada.

Em 2012, logo no começo de Janeiro, Vitória novamente estava no centro das atenções. Em manifestação contra o novo reajuste de passagem, novamente movimentos sociais e diversas pessoas saem as ruas, somando a elas o Movimento Passe Livre – Grande Vitória.
Nesse período de manifestações, nunca ouvimos um elogio de empresários que também são jornalistas (ficamos felizes por isso), esses na verdade sendo sempre desprezíveis a retratar a revolta popular apenas como “baderna” ou como se quem estivesse na rua fosse na verdade cordeirinhos programados por partidos políticos.


O que acontece agora, já em 2013, não se foi construído a partir de São Paulo. Nem mesmo começou na Primavera Árabe ou no Occupe Wall Street. A insatisfação popular nunca e em lugar algum teve como pauta coisas vazias como “contra-corrupção” já que isso se refere ao governo vigente, e não ao sistema de governo opressor que não tem cara e nem partido.


Nós não saímos do facebook e nem acordamos agora. Estamos em luta desde a resistência indígena, e não paramos nos Palmares.

3 comentários:

Will disse...

Só falar uma coisa... VOLTOU o busão pra R$3...
faz sentido ficar feliz com isso e tal...

Mas... lembrem-se.. NÃO É SÓ 20 CENTAVOS!

Não pode deixar a qualidade diminuir junto com a passagem!
Tem que melhorar a qualidade também!
Tem que PRIORIZAR o transporte público!
Tem que auditar essas empresas!

http://www.youtube.com/watch?v=uTrh977gyCw

Anônimo disse...

Agora tendo sido atendido o pleito inicial- a redução tarifária de determinados modais de transporte faz-se necessário amadurecer pra avançar sobre o que de fato necessitamos urgentemente .

Tais quais :

- não-aprovação da 37;
-fim do voto obrigatório
-transmissão em rede aberta nacional das tv's Câmara e Senado bem como resumo das pautas das respectivas assembléias legislativas e câmaras municipais dos respectivos estados da federação .

Tudo que precisamos e' haver formas de monitorar e, se possível, orientar as ações dos parlamentares inescrupulosos deste país .

Anônimo disse...

Eu acho que os governantes usam a constituição somente para julgar e limitar os atos em pról do Movimento por um Brasil Melhor, pois, quando é com eles, fazem o que querem sem se inclinarem a Constiuição.