No Domingo 22 de Julho, a Ceturb anunciou o funcionamento
dos chamados “linhões”, ônibus que fazem grandes trechos, passam por diversos
terminais e que só funciona aos domingos.
As linhas criadas foram a 561 (Campo Grande x Jacaraípe via
Reta da Penha) e 562 (Campo Grande x Laranjeiras via Beira Mar). Com um enorme
trajeto até o destino final, as linhas causam desconforto aos passageiros pela
lotação e pela demora no trajeto que passa por 5 ou 6 terminais (Campo Grande,
Jardim América, São Torquato, Carapina, Laranjeiras, e no 561 Jacaraípe) e
assim eliminando linhas troncais já existentes e também alimentadoras. O tempo
de manobra dentro de um terminal varia entre 3 e 5 minutos.
A intenção de toda essa malandragem não é nada difícil de concluir.
É simplesmente entender que nada além do lucro exorbitante passa perto da cabeça
dos tubarões do Transcol.
A nova política de melhoria do sistema Transcol se refere a
socar o máximo de pessoas possível (às vezes até impossível) dentro de um único
ônibus, percorrer o maior percurso que possibilite eliminar outras linhas e com
isso diminuir o gasto com combustível, manutenção e mão de obra. Menos linhas e
menos trabalhadores.
Falando nos trabalhadores do sistema, aproveite sua viagem
com fortes freadas e “adoráveis” solavancos na aceleração, promovidos pelo estresse
em que são submetidos pelo trajeto megalomaníaco e por horários impossíveis de
cumprir imposto pelos empresários.
Com cortes de tantos gastos, provavelmente a passagem não
vai aumentar novamente tão cedo, não é?!
Quem paga pra ver?
Um comentário:
Acho que houve um engano quanto a data.
sobre o corte dos gastos, é interessante pensar que sempre há uma nova prática posta para reduzir os custos.
- bilhetagem eletronica
- linhão
- roleta gigante
- corredor exclusivo
etc.
mas essa redução nunca é repassada aos passageiros.
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