O ato de pular a roleta vem se tornando cada vez mais comum no cenário capixaba ano após ano. Só para se ter uma ideia, nos ultimos 3 anos, o número de pessoas que pulam a roleta diariamente aumentou cerca de 230%, passando de 3.000 puladores (em 2009) para 7.000 em 2011.
Tal fato se deu por diversos fatores. Entre eles, podemos citar o aumento abusivo das tarifas nos transportes municipais e estaduais, protestos contínuos contra o aumento e a normatização do ato de pular a roleta. Todos esses fatores e o constante crescimento de jumpers, estão dcom que o ato de pular a roleta se consolide como parte da cultura dos capixabas.
Infelizmente, ao mesmo tempo em que aumentam o número de pessoas que se recusam a pagar por um direito (ou simplesmente por não dispor do dinheiro da passagem), também vem crescendo as formas de repressão. Constantes são os casos de pessoas que pulam a roleta e são agredidos pelos rodoviários, por policiais, seguranças dos terminais ou até mesmo por milicianos da GV-BUS que circulam dentro dos ônibus.
Pensando nesse contexto, o Movimento Passe Livre da Grande Vitória convida você e seus amigos a participarem conosco de roletaços seguidos por discursos conscientizadores nos ônibus da Grande Vitória.
A ideia consiste em pular a roleta, fazer um breve discurso sobre o ato de pular a roleta, precariedade no transporte, aumento tarifário e TARIFA ZERO.
Os objetivos são: icentivar a população a não pagar por um direito (seja pulando a roleta, descendo pela porta da frente ou entrando pela porta de trás), reduzir a repressão e, junto com o povo, conquistar avanços no debate sobre mobilidade urbana, transporte público de fato e direito à cidade.
Quando?
Quarta feira, dia 21 de março de 2012
Onde?
UFES - Teatro Universitário
Que horas?
18:30, com saída às 19:00 horas
Porque pular a roleta não é crime! Crime é ter roleta pra pular .
Um comentário:
Eba.
Postar um comentário